-
PROJETO RELICÁRIO - EXPOSIÇÃO ESTAÇÕES /SP
É fato que não conseguimos controlar o tempo e, que o envelhecimento é um processo natural da existência humana, contudo, entendo que há diferentes formas de se alcançar e viver a velhice.
Inspirada pelas bodas de 60 anos de meus avós, em 2016, assim como o legado de amor, dedicação à família e muitos aprendizados que eles nos proporcionaram, veio-me o desejo de realizar um ensaio visual que buscasse dialogar com algumas questões próprias dessa etapa da vida, tentando proporcionar alegria, elevação da auto estima e inclusão social.
Desde então, o Lar Vicentino de Assistência à Velhice, em São Vicente /SP, tem sido o lugar onde desenvolvo esse trabalho. Algo que pude observar ao longo desses anos, foi a maneira como a fotografia aliada à música são capazes de resgatar emoções, sonhos e expressões adormecidas há tempos.
Assim, Relicário é um misto de nostalgia com apreciação do momento presente, um lugar precioso, onde se reativam fé, sonhos e amor próprio. E também onde se encoraja diálogos sobre a temporalidade da existência humana, os direitos do idoso e, que deseja impulsionar as pessoas a abraçarem causas com afeto, dedicação e respeito.
Em homenagem ao Idoso, trago um recorte de 19 fotografias, costuradas por muitas mãos, que contribuíram para este projeto 100% voluntário, entre eles: Assistência social, enfermagem e equipe técnica de manutenção do Lar Vicentino, além de voluntários da área da beleza.
FICHA TÉCNICA:
- Curadoria: Paula Giordano
- Convite: Via Quatro Mobilidade - Sustentabilidade
- Patrocínio de impressão: E Professional TI
- Apoio: Lar Vicentino de Assistência à Velhice
- Impressão: On Comunicação Visual
19 fotografias digitais, realizadas em 2021 e 2022, impressão jato de tinta sob papel fotográfico de alta resolução, 170g, com laminação fosca e anti reflexiva.
Compartilhe